Sendo considerados os maiores amigos dos homens, nada mais natural querer trazer nossos amigos em todos os pontos que frequentamos… Mas será que eles são bem-vindos em todos os lugares? Afinal, onde nossos cães podem entrar?

Por motivos de limpeza, proteção e para não perturbar outras pessoas, alguns espaços não permitem a entrada de animais de companhia. Por este motivo é fundamental saber com antecedência se o espaço é pet friendly, evitando assim problemas. Sempre relembrando que cães-guia são permitidos por lei em qualquer área.

Parques, bares e shoppings

Sair às compras é uma atividade prazerosa, e porque não dividir este período com nossos pets?

Afinal de contas as compras também poderão ser para o benefício deles, já que diversos shoppings possuem petshops.

Porém nem sempre os shoppings permitem o acesso de cachorros, e também algumas lojas possuem limitações. Lembrando que vale a pena a pesquisa preliminar se existe a permissão para animais e também qual porte é acessível (e se também é necessário o uso de acessórios, tipo focinheiras).

Restaurantes e bares são mais complexos em relação à liberação de animais em suas dependências, geralmente locais integralmente fechados não permitem a entrada de pets, já os locais abertos normalmente permitem o acesso de nossos amigos.

Já nos parques normalmente não existe ressalvas, alguns deles tendo, inclusive, áreas cercadas para que nossos cães possam interagir com outros com a devida proteção. É necessário que o dono conheça bem seu animal e o mantenha resguardado de problemas com outros animais, caso não tenha costume de interagir.

Quais os cuidados necessários para um excelente passeio?

  • Tenha em mãos as sacolinhas para recolher as necessidades do seu cão. Educação é prioridade!
  • Mantenha a guia no seu cachorro, evitando assim problemas como fugas por um susto, uma briga ou incômodo à outras pessoas. Segurança sempre!
  • Dê um passeio com seu cão para que ele faça suas necessidades fisiológicas antes de entrar em um ambiente fechado, assim evitamos que eles queiram se aliviar num local inapropriado.
  • Pesquise se o ambiente que deseja visitar permite animais, é melhor sair já com a certeza de que eles são bem vindos.

Veja também como treinar seu melhor amigo.